Como higienizar frutas, legumes e verduras

Uma coisa que alegra e colore a cara são as frutas, verduras e legumes. Além de serem excelentes para a saúde, deixam a geladeira e a mesa mais bonitas. Quando encontramos esses alimentos nos mercados ou feiras, devemos lembrar que sua higienização é superficial, apenas para agradar os olhos, porém não a boca!

Para garantir que sua família esteja consumindo alimentos seguramente não contaminados, a higienização correta dessas frutas e verduras é essencial. Uma dica importante para fazer em casa é lavar esses alimentos antes de guardá-los, quer seja na fruteira ou na geladeira. Assim você conseguirá manter sua geladeira sempre limpa, e além disso, estará eliminando todos os agrotóxicos que esses alimentos carregam com os resquícios de adubos não orgânicos.

Como higienizar verduras

higienizacao-frutas-verduras-2-vida-e-saudePodemos fazer na pia a primeira higienização, passando as verduras pela água corrente. Depois, corte os talos das raízes das verduras e lave folha por folha. Você pode aproveitar este momento para fazer a seleção das que estão boas para o consumo e jogar fora as que já estão passadas.

Em uma bacia com água com um litro de água, coloque uma colher de água sanitária. Coloque as folhas e deixe em descanso durante 15 a 20 minutos. Após esse tempo, se você achar que está sentindo o cheiro do produto nas folhas, coloque-as novamente na água com uma colher de vinagre.

Por fim, lave novamente as folhas com água corrente e deixe para secar em uma superfície coberta com guardanapo de pano, até ficarem bem secas. Então você pode guardá-las em sacos plásticos limpos ou tigelas de vidro cobertas, para facilitar o uso.

Como higienizar frutas e os legumes

Para frutas e legumes siga o mesmo procedimento das verduras, porém você pode utilizar uma esponja para retirar bem os resquícios de agrotóxicos, com exceção das frutas mais delicadas como uvas ou morangos.

Depois de lavar todos os alimentos deixe secar também em pano de prato durante cerca de duas horas. Somente após esse tempo você poderá guardar os alimentos na fruteira ou na gaveta da geladeira.

É importante ressaltar que quando não estão bem secas, as frutas, verduras e legumes estragam mais rápido, pois a umidade acelera o seu processo de decomposição.

Há produtos específicos para a lavagem dos alimentos que podem ser encontrados em postos de saúde ou também em supermercados. No entanto, a água sanitária também é eficaz, porém não pode ter em sua fórmula outros produtos, como tira manchas. Por isso, se certifique de que seja apenas água sanitária.

Todo esse cuidado, além de facilitar a sua vida na hora de preparar as refeições, vai trazer muito mais segurança e saúde para toda a sua família!

vanessa-assinatura

Comentários:

10 comentários

Escreva uma resposta ou comentário:

ARQUIVO

FIQUE DE OLHO

Cerca de 30% dos recém-nascidos com menos de três meses de vida experimentaram açúcar e mais da metade dos bebês com menos de um ano tomam refrigerante com frequência, segundo pesquisa da Unifesp. Consequência: um terço das crianças no mundo está acima do peso ou é obesa. E crianças obesas na faixa dos 10 anos já tem artérias tão envelhecidas quanto as de adultos de 45.

Subir