Benefícios da rotina doméstica

Muitas vezes só de ouvir a palavra “rotina” já ficamos cansados. No entanto, você sabia que a rotina também tem seu lado positivo? Ao organizar as tarefas diárias do lar e adquirir pequenos hábitos, o dia a dia se torna mais fácil e a organização passa a fazer parte do nosso cotidiano. Uma casa limpa, com armários, gavetas e despensa organizadas, com contas e documentos guardados e em ordem e uma cozinha prática e eficiente, deixa a vida muito mais tranquila. Para isso, é só fazer uma Rotina de Organização. E todos da casa podem ajudar.

É importante lembrar que cada casa, família, deve ter uma rotina específica para sua realidade. Por exemplo: uma casa que tem crianças, idosos, adolescentes, cachorros… Tem necessidades diferentes. As rotinas diárias ajudam muito, porém não bastam para manter a casa limpa e arrumada. Ter um dia para cada coisa assim como um lugar para cada coisa também é muito importante.Lavar e guardar a louça, arrumar as camas, recolher o lixo, aspirar tapetes, tirar o pó, higienizar o banheiro, recolher as tralhas jogadas pela casa… Manter uma despensa organizada, geladeira limpa, roupas dobradas e guardadas…E lembrar de guardar tudo o que tirar do lugar…Reserve todos os dias 20 a 30 minutos para REORGANIZAR. Isso será fundamental para a conservação da organização.

Untitled-1

Especifique um dia para cada tarefa, e nunca mais terá um dia exaustivo para faxina…Todo dia é dia de limpar e organizar algo.

Olhe esse exemplo:

        Segunda é dia de limpeza da sala e lavar os tapetes

Terça é dia da cozinha e área de serviço.

Quarta é dia dos quartos.

Quinta é dia de atenção aos banheiros

Sexta é dia do home office, sala de estudo, escritório, atelier, garagem

Sábado é dia para cuidar da família

Domingo tire um tempo pra você!

Evite colocar as roupas para lavar as sextas para não deixar o varal cheio no fim de semana. Lave a louça após as refeições para não acumular pratos e talheres na pia. Sábado descanse e fique com sua família. No domingo tire o dia para você: cuide dos cabelos, apare as unhas, planeje as roupas que serão usadas durante a semana no trabalho, escola, cursos… Faça o seu cardápio semanal, sabendo o que fará para o café da manhã, almoço, jantar e lanche durante a semana, sua semana já começa mais leve.

Agora a palavra chave para tudo é DISCIPLINA! Tenho certeza que você consegue!

Até a próxima!

sheila-assinatura

 

Comentários:

9 comentários

Escreva uma resposta ou comentário:

ARQUIVO

FIQUE DE OLHO

Cerca de 30% dos recém-nascidos com menos de três meses de vida experimentaram açúcar e mais da metade dos bebês com menos de um ano tomam refrigerante com frequência, segundo pesquisa da Unifesp. Consequência: um terço das crianças no mundo está acima do peso ou é obesa. E crianças obesas na faixa dos 10 anos já tem artérias tão envelhecidas quanto as de adultos de 45.

Subir